Boas práticas de desenvolvimento profissional em educação para a sustentabilidade

UA integra o projeto University Educators for Sustainable Development (UE4SD)

Divulgar exemplos de boas práticas na área da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) é um dos principais objetivos do Leading Practice Publication (LPP). O documento realizado no âmbito do University Educators for Sustainable Development (UE4SD) é o resultado da segunda fase deste projeto que engloba o conhecimento e a experiência de 53 parceiros de 33 países ativos na área da EDS em instituições europeias do ensino superior. Pela Universidade de Aveiro, os docentes Rui Vieira, Gillian Moreira e Ana Rodrigues dizem presente numa das maiores redes europeias nascidas para pensar no futuro da Educação.

O LPP do projeto UE4SD foi apresentado no encontro anual, organizado pela Universidade Autónoma de Madrid, no Centro Cultural “LA Corrala”, em 23 de novembro de 2015. Esta publicação é o resultado da segunda fase do projeto dedicada ao desenvolvimento de recursos e acolhe o conhecimento e a experiência de 53 parceiros de 33 países ativos na área da EDS em instituições europeias do ensino superior.

Após o reconhecimento do estado da ESD nas instituições de ensino superior dos países implicados no projeto, com especial ênfase nas competências da UNECE, a presente publicação proporciona uma síntese de 13 exemplos selecionados de boas práticas sobre oportunidades de desenvolvimento profissional para os educadores universitários na área da EDS. São também revistas opções relativas ao modo de implementar EDS em programas de desenvolvimento profissional nas universidades europeias, isto é, proporciona informação sobre diversas vias, para que se possa alcançar um desenvolvimento profissional relevante em EDS e acerca do que é necessário realizar para atingir esta transformação institucional.

A LPP introduz o conceito de desenvolvimento profissional dos educadores universitários na área da EDS, descrevendo abordagens metodológicas-chave, identifica processos e ferramentas, e apresenta exemplos das melhores práticas das quatro regiões europeias do projeto – Norte, Sul, Este e Oeste –, documentando o progresso alcançado. Na secção “lições aprendidas”, a publicação assinala alguns princípios gerais e aponta possíveis caminhos para o futuro. A publicação conclui com as mensagens-chave e as recomendações para o desenvolvimento profissional dos educadores universitários no âmbito da EDS.

A síntese das 13 boas práticas de 10 países europeus revela que já existem algumas excelentes oportunidades para que os educadores universitários desenvolvam competências em EDS e de que estas experiências possam servir como modelo para novas iniciativas em diferentes contextos culturais europeus.

Estas novas iniciativas são necessárias pela falta de oportunidades de desenvolvimento profissional para uma grande parte dos educadores universitários. Em termos de implementação, as redes existentes mostram ser um bom factor de suporte para o desenvolvimento de iniciativas de êxito com diferentes níveis de compromisso, desde os grandes consórcios internacionais às relativamente pequenas redes institucionais ou comunidades de aprendizagem.

A publicação é dirigida a todos os implicados em EDS e o desenvolvimento profissional, em particular no ensino superior. É, pois, interessante para todos aqueles que ensinem, apoiem a aprendizagem ou trabalhem no desenvolvimento de pessoal universitário. Pode ser utilizada especialmente por decisores políticos envolvidos no ensino superior – como, por exemplo, ministérios com agendas relativas à EDS e ao ensino superior e respetivos serviços administrativos, responsáveis por políticas europeias, agências de financiamento, agências de avaliação universitária, organizações internacionais para incluir princípios da EDS nos mecanismos e critérios de avaliação da qualidade universitária.

Também é relevante para aqueles que formem parte de comunidades relacionadas com o ensino superior, como, por exemplo, ONGs, associações profissionais, associações de professores, jovens empresários, formadores e mentores profissionais. A utilização que se espera desta publicação inclui: processos de tomada de decisões a diferentes níveis da política universitária, utilizando esta publicação como uma referência para a reflexão e a avaliação do próprio trabalho dos educadores e apoiando as equipas de desenvolvimento profissional nas universidades como uma fonte de experiência e inspiração.

O desenvolvimento desta publicação como um produto do projeto UE4SD foi financiado pela comissão europeia através do programa Lifelong Learning. A publicação está disponível no seguinte endereço: http://www.ue4sd.eu/outcomes/111-leading-practice-publication-launched-at-the-ue4sd-annual-conference-in-madrid

Para mais informações sobre o Leading Pratice Publication, contactar Work Package Leads Dr. Jana Dlouhá ou Dr. Dana Kapitulcinová na Charles University in Prague:jana.dlouha@czp.cuni.cz e dana.kapitulcinova@czp.cuni.cz

Pode obter mais informação sobre o projeto UE4SD, contactando Project Lead Prof. Daniella Tilbury na University of Gibraltar, daniella.tilbury@unigib.edu.gi, ou Project Coordinator na University of Gloucestershire ue4sd@glos.ac.uk e na página do projeto:http://www.ue4sd.eu .

Retirado de UA.

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