Três recursos para iniciar o seu filho na programação em casa

Kodable

Kodable.pngIdade: 5 aos 8 anos

Plataforma: iOS, Android, Desktop e Web

Preço: Gratuito, no entanto caso se pretenda ter acesso a todos os níveis o preço rondará os 7 dólares.

Site: www.kodable.com

Kodable é um jogo muito divertido que vai ajudar o seu filho a perceber conceitos básicos de programação como debugging (procurar, detetar e corrigir erros), condições, repetições e funções.

Pensado especialmente para crianças não deixa de contagiar os adultos que o experimentam. O objetivo é programar a personagem com recurso a setas direcionais de forma a colecionar todas as moedas disponíveis nos diversos níveis e finalmente chegar à “meta”. O Kodable oferece, ainda, um programa específico para pais e professores.

 

Scratch Jr.

ScratchJr.pngIdades: 5 aos 7 anos

Plataformas: Android (4.2+)e IOS (7.0+)

Preço: Gratuito

Site: www.scratchjr.org

 

Scratch Jr é o parente mais novo do famosíssimo Scratch criado no MIT em 2007. Criado especialmente a pensar em crianças com idades entre o pré-escolar e os primeiros anos de escolaridade.

Seguindo a mesma lógica do Scratch (linguagem visual de “drag and drop”) permite criar histórias interativas e jogos simples onde a criatividade e a capacidade de resolução de problemas estão constantemente a ser apeladas.

Terá facilmente acesso a propostas de atividades desenvolvidas por toda a comunidade Scratch, no entanto ainda não apresenta uma tradução para português.

 

Bee-Bot

BeeBot.pngIdades: 4 aos 7 anos

Plataformas: IOS (4.3+)

Preço: Gratuito

Site: itunes.apple.com

Já imaginou uma versão virtual dos premiados robots BeeBot? Aqui está ela, uma aplicação que permitirá trabalhar conceitos como sequências e repetições.

Com um design amigável, esta aplicação encorajará o seu educando a realizar os 12 percursos o mais rápido possível para atingir a pontuação máxima.

Depois de experimentar o Bee-Bot virtual, difícil vai ser convencer o seu filho a não querer o robot produzido pela TTS e que equipa as pré-escolas do Reino Unido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s